| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Poços Consciente
Desde: 18/11/2016      Publicadas: 53      Atualização: 19/05/2017

Capa |  Informações Gerais  |  Coleta Seletiva  |  Educação Ambiental  |  Entretenimentos  |  Escolas  |  Espiritualidade  |  Meio Ambiente  |  Mudanças Climáticas  |  Parceiros  |  Política social


 Educação Ambiental

  11/04/2017
  0 comentário(s)


Programa Municipal quer integrar ações de educação ambiental

Encontro reuniu pessoas e organizações que já realizam trabalhos na área de educação ambiental no município

Programa Municipal quer integrar ações de educação ambiental

Nessa manhã, 11, ongs, entidades, grupos e profissionais da área de meio ambiente foram convidados pela Secretaria de Educação a participarem do Modelo de Estruturação do Programa Municipal de Educação Ambiental de Poços de Caldas o PROEMA- PC. O programa quer reunir pessoas que estão envolvidas com projetos de educação ambiental na cidade, para que juntos, possam incentivar fomentar as atividades nas escolas.

Este modelo será uma ferramenta de auxílio para a futura construção do PROEMA- PC, com essa reunião a divisão de planejamento da secretaria municipal de educação quer planejar, definir e sistematizar ações para a estruturação do programa. Com a presença da secretaria de educação Flávia Vivaldi, o programa foi explicado para os convidados.

O biólogo Gustavo Fonseca representa a fundação Jardim Botânico que auxilia a secretaria na elaboração do PROEMA- PC e fala da importância de integrar ideias que tratam sobre o meio ambiente no mesmo projeto. “Existem algumas ações institucionais de maneira isolada, o programa visa integração todas as instituições para que as ações sejam feitas de maneira organizada e atenda os currículos escolares”, enfatiza o biólogo.

Além do Jardim Botânico, representantes da Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleo e Gorduras Residuais- Coopergore, Associação Recriando, Associação Poços Sustentável e o Departamento Municipal de Eletricidade (DME) foram alguns dos representantes. Funcionários públicos ligados à secretaria de Meio Ambiente, Planejamento, Educação e Cultura também estiveram presentes no encontro.

O poder legislativo contou com representantes como o vereador Pedrinho da zona Sul, que é presidente da comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal, Lucas Arruda e Gustavo Bonafé.

O biólogo Gustavo Fonseca apresentou em detalhes o objetivo e o planejamento do programa. Os principais pontos que serão trabalhados pela equipe será a conservação dos recursos naturais, a gestão de resíduos, políticas de urbanização do saneamento básico e sensibilização aos modelos de consumo e padrão civilizatório da sociedade. Todas essas ações têm como objetivo o ambiente escolar, para que as crianças possam entender o papel da sociedade nas mudanças ambientais.

O programa

O PROEMA-PC será trabalhado em três eixos. O eixo 1 será o Institucional que consiste em oferecer a articulação institucional financeira e material: comprometimento inter e intra-institucional; identificação de fontes de recursos e estruturação de espaços educadores.

O eixo 2 seria o Estruturador que indica os atores sociais que serão incorporados no processo, e por fim o eixo Articulador tendo como função efetivar e consolidar as ações de educação ambiental, principalmente nos campos de pesquisa e educação.

Além dos eixos alguns instrumentos de gestão também foram apresentados para a realização do programa, como: acompanhamento e avaliação por meio de indicadores; formação continuada e permanente de recursos humanos; desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações; parcerias; produção e divulgação de material educativo, diagnóstico das ações e desenvolvimento de instrumento material de Educação Ambiental, que deverá estar à disposição de todo munícipe que solicite vista.

Projetos

Alguns projetos que já acontecem na cidade relacionados à educação ambiental foram apresentados no encontro. A Associação Recriando trabalha com palestras lúdicas aos alunos com contação de histórias sobre as águas da cidade e maneiras dos resíduos não chegarem até elas, através do boneco Sapo Nino de Brito, a associação ensina as crianças a preservarem sua cidade.

O DME falou sobre o projeto ‘Adotando Nascentes’ onde as escolas rurais têm as nascentes próximas a elas preservadas e os alunos acompanham esse processo. A APS trouxe a plataforma Economize o Planeta onde a pegada de carbono de cada indivíduo é calculada, e através disso, recebe dicas de como economizá-la ou reduzi-la.

A Coopergore realiza palestras na cidade e região explicando a reciclagem do óleo, quais os malefícios quando o produto é descartado incorretamente e ensina as crianças a terem atitudes mais sustentáveis.

  Autor:   Bruna Santine


  Mais notícias da seção Educação Ambiental no caderno Educação Ambiental
19/05/2017 - Educação Ambiental - Projeto de conscientização ambiental foi lançado no Jardim Botânico
O projeto visa trabalhar na conscientização ambiental de estudantes da rede pública e privada...
20/03/2017 - Educação Ambiental - Associação Recriando
Associação procura conscientizar a sociedade sobre educação ambiental...
16/03/2017 - Educação Ambiental - Projeto Pedaladas- Consciência ambiental é um dos focos de projeto
O juiz José Henrique Mallmann traz em seus projetos a preocupação ambiental...
22/03/2017 - Educação Ambiental - 22 de março, um dia para refletir sobre nossa água em Poços!
Qual o valor da água, como começou e qual a situação da água em nossa cidade?...



Capa |  Informações Gerais  |  Coleta Seletiva  |  Educação Ambiental  |  Entretenimentos  |  Escolas  |  Espiritualidade  |  Meio Ambiente  |  Mudanças Climáticas  |  Parceiros  |  Política social
Busca em

  
53 Notícias