| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Poços Consciente
Desde: 18/11/2016      Publicadas: 53      Atualização: 19/05/2017

Capa |  Informações Gerais  |  Coleta Seletiva  |  Educação Ambiental  |  Entretenimentos  |  Escolas  |  Espiritualidade  |  Meio Ambiente  |  Mudanças Climáticas  |  Parceiros  |  Política social


  Informações Gerais

  03/05/2017
  0 comentário(s)


Lawsumerism: a cultura do baixo consumo

Daniela Klaiman é pesquisadora e fala sobre lawsumerism em um dos documentários do Festival Path

Lawsumerism: a cultura do baixo consumo

Daniela Klaiman é pesquisadora e fala sobre  lawsumerism no Festival Path

Neste fim de semana, 6 e 7, acontece em São Paulo um festival que quer apresentar novas ideias ao país. Trabalhando com cultura, inovação, tecnologia, artes e música, o Festival Path, a palavra em inglês que dizer caminho, traz também ideias sustentáveis mostrando que isso faz parte da ideia de inovação. Uma ideia discutida é o lawsumerism.

Nessa diversidade de temas, conseguiremos salientar um que vem de encontro com a preocupação ambiental, o lawsumerism, ou o baixo consumismo, o pensamento traz a consciência do consumismo, a quantidade e o que realmente precisamos.

A cultura capitalista impõe produtos que muitas vezes não precisamos, o alto consumo acaba gerando uma maior geração de resíduos descartados. Então, definitivamente, o consumo está totalmente ligado a geração de resíduos sólidos. “Ter a consciência do que compramos é a primeira fase do ciclo de gerenciamento dos resíduos”, lembra o secretário da Associação Recriando Márcio Santos.

Por isso, em documentário exibido no festival, a pesquisadora Daniela Klaiman reforça a importância para a observação do baixo consumo.  Ela coloca em cheque a cultura do capitalismo, até onde o lucro excessivo faz parte dessa nova geração e chama atenção para os valores pessoais que passam a nortear todas as escolhas do indivíduo, desde uma simples compra no supermercado ou a escolha de um bem de maior valor.

Questionamentos começam a surgir: o modelo capitalista é a única forma de se viver? Para os entrevistados do documentário o trabalho passa a ir além da simples ação de ganhar dinheiro, a esse ganho, a atividade tem que estar alinhada a um propósito para a humanidade.

Nessa questão entra o papel do catador de material reciclável, que além de precisar gerar renda com o seu trabalho, tem a consciência que faz mais do que isso com a sua atividade. “Eu preciso do dinheiro para sobreviver, mas saber que o meu trabalho contribui de alguma forma para a melhoria da sociedade me incentiva a trabalhar mais”, disse Ademir Gonçalves, catador de material reciclável há 12 anos.

O termo lawsumerism é relativamente novo, segundo a pesquisadora necessitaremos de dois planetas Terras para nos sustentar até 2050. A reciclagem faz parte desse movimento, a diminuição do consumo é ligada diretamente a diminuição de resíduos. E a reutilização é um dos anseios da sociedade atual.

Daniela Klaim ainda reforça a contradição entre liberdade e consumo. “Quando há algo que te prende, apartamentos ou bens a vida é menos plena” fala a pesquisadora no documentário. Outra fala dela chama a atenção para a consciência do assunto. “Quando você passa a entender que as suas atitudes consumistas interferem no todo, suas escolhas passam a ser mais conscientes, é natural”, confessa ela.

A preocupação com o consumo desenfreado é mundial, em Poços podemos encontrar pessoas preocupadas com o tema.  Para André Leonel, graduado em administração pública, o fim do capitalismo não é a questão principal, mas a mudança da relação com esse sistema, sim. “A renovação do sistema capitalista diz respeito aos valores que podem mudar a relação com o consumo e a relação diretamente ligada ao conceito de sucesso”, opina ele.

O morador de Poços de Caldas ainda completa. “Saber a origem daquilo que se consome, qual o impacto que aquilo gera no meio, como aqueles futuros resíduos são tratados considerando a reciclagem, reutilização e o descarte do que não tem tratamento é de extrema importância para criar o consumo consciente”.

Festival Path

O Festival Path é um festival de inovação e criatividade criado pelo O Panda Criativo em 2013, para todos que querem inovar a forma de pensar e agir. Palestras, shows, filmes e mais atividades formam a Cidade Path, uma experiência em educação, entretenimento e negócios, conectando a comunidade criativa de todo o Brasil. O Festival Path 2017 trará palestras com temas sobre empreendedorismo, tecnologia, economia compartilhada, esporte, ocupações urbanas, gênero, mercado musical e audiovisual, educação, cultura contemporânea, autoconhecimento, entre outros.

Além de festival de documentários, shows, feiras gastronômicas, exposição de arte, feira de Startups, Feira de Games e Negócios. O festival acontece nesse fim de semana, 6 e 7 de maio na cidade de São Paulo.

O festival traz mais de 300 palestras sobre diversos assuntos, mais de 30 apresentações musicais e o foco principal é a diversidade. Em entrevista a um canal de música, os organizadores explicaram como a tecnologia ou inovação aparece não somente nos meios eletrônicos, mas na ideia criativas que ajudam a melhorar o mundo em que vivemos.

Fonte: site do festival Path

  Autor:   Bruna Santine/ Foto- Divulgação


  Mais notícias da seção Informações Gerais no caderno  Informações Gerais
23/03/2017 - Informações Gerais - Vidros: a reciclagem infinita
O vidro é um dos únicos materiais que se recicla totalmente, mas essa atividade ainda não é bem explorada no país...
09/03/2017 - Informações Gerais - Novo caminhão isotérmico passa a transportar alimentos da agricultura familiar
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Flávio Faria, quer garantir a qualidade dos alimentos que chegam às escolas...
16/02/2017 - Informações Gerais - Segue firme a representação feminina na câmara de vereadores em Poços!
Desta feita uma nova personalidade compõe uma das duas cadeiras feminina no legislativo....
02/12/2016 - Informações Gerais - Transito em Poços tem momentos de caos!
Até quando teremos condições de transitar calmos e livremente em Poços de Caldas! ...



Capa |  Informações Gerais  |  Coleta Seletiva  |  Educação Ambiental  |  Entretenimentos  |  Escolas  |  Espiritualidade  |  Meio Ambiente  |  Mudanças Climáticas  |  Parceiros  |  Política social
Busca em

  
53 Notícias