| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Poços Consciente
Desde: 18/11/2016      Publicadas: 50      Atualização: 26/04/2017

Capa |  Informações Gerais  |  Coleta Seletiva  |  Educação Ambiental  |  Entretenimentos  |  Escolas  |  Espiritualidade  |  Meio Ambiente  |  Mudanças Climáticas  |  Parceiros  |  Política social


 Meio Ambiente
  17/04/2017
  0 comentário(s)


Catões de plástico reutilizados viram bijuteria e objetos de decoração
Os cartões podem ser transformados em pequenos vasos
Catões de plástico reutilizados viram bijuteria e objetos de decoração

Com o aumento do consumo, a quantidade de resíduos também aumentou. Um dos símbolos dessa nova era capitalista é um exemplo disso, os cartões de plásticos estão espalhados pelo mundo, e é muito difícil encontrar alguma pessoa que não os tenha. Mas para onde vai esse material? Como ele é reciclado?

Os cartões de crédito não podem ser jogados em lixos comuns, eles têm uma destinação específica, já que poucas empresas trabalham com a reciclagem do produto. Os cartões podem ser feitos a partir de diferentes tipos de plástico, como PVC, poliéster, policarbonato e outro plástico chamado de ABS - inclusive misturando tais tipos no mesmo objeto. A estrutura do cartão é formada por diversas camadas desses materiais. Os cartões de PVC moderno também são formados por uma tarja magnética, costuma conter um chip e um painel de assinatura (faixa em que podemos encontrar o nome ou assinatura do usuário e o código de segurança do cartão).

A tarja magnética é composta por pequenas barras magnéticas plásticas a base de ferro, iguais às instintas fitas cassetes. Nesta tarja estão registradas informações pessoais de identificação e/ou bancárias não criptografadas (menos seguras). O chip do cartão fica em uma cápsula de aço inoxidável e é composto por silício. No chip, também ficam armazenadas informações pessoais de identificação e/ou informações bancárias criptografadas (mais seguras).

Quando os cartões de plástico são destinados corretamente  a transformação ocorre assim: depois de uma pequena triagem, onde cartões com chip, sem chip e de diferentes plásticos são selecionados, cada categoria é triturada e prensada em uma máquina específica. O segredo da máquina, segundo vídeo institucional, é combinar o tempo, a temperatura e a pressão da máquina. Com isso os cartões que foram descartados se transformam novamente em uma placa de plástico.

Essa placa é matéria prima para novos produtos como capas de caderno, relógios de parede, porta-copos, marcadores de livros. Além disso, o plástico dos cartões também é utilizado na fabricação de tubos de PVC e canos. Como os cartões são derivados do petróleo, isso também auxilia na diminuição de recursos naturais.

Recicle em casa

Mas não são somente as fábricas que podem dar um destino mais criativo para os cartões que não são mais utilizados, alguns sites indicam produtos que a pessoa pode fazer com o reaproveitamento dos cartões.

Uma ideia bem original para os músicos é a confecção de palhetas, basta cortar no formato de uma ou utilizar uma máquina específica para isso. Para as mulheres as ideias vão de um pingente com o seu nome, a pulseiras, brincos e presilhas que são fáceis de fazer.

Outra ideia original é aproveitar os cartões para a confecção de chaveiros e placas de identificação que são usadas em malas, por exemplo, é um método útil porque muitas vezes já se aproveita o nome que está inserido no cartão.

Para finalizar, mas não esquecendo que há inúmeras maneiras para o aproveitamento do material, outra ideia bem pensada é a utilização dos cartões para fazer pequenos vasos de plantas com imãs de geladeira. Depois de montar um “caixinha” com o cartão, cobrir com fita crepe- assim pode-se pintar ou escrever algo na “caixinha”- cola-se com uma fita adesiva o imã na parte de trás, e planta-se uma pequena muda, por exemplo, um cacto. Esse pequeno vaso pode ser utilizado na mesa de trabalho ou em outro lugar de preferência.

  Autor:   Bruna Santine/ Foto- Divulgação


  Mais notícias da seção Meio Ambiente no caderno Meio Ambiente
26/04/2017 - Meio Ambiente - Revista divulga descoberta sobre larva que ingere sacolas plásticas
A traça-do-favo-de-mel foi condicionada em uma sacola plástica e em poucas horas o material foi ingerido...
12/04/2017 - Meio Ambiente - Empresa mostra alternativa para tratar resíduos
Na empresa os profissionais de material reciclável ganham boas condições de trabalho...
10/04/2017 - Meio Ambiente - Os materiais não recicláveis
Por ainda não existir métodos que reciclem esse material umas das alternativas é diminuir o consumo ou preferir materiais recicláveis...
06/04/2017 - Meio Ambiente - Grupo quer apresentar a bacia hidrográfica de Poços em sacos de pão
Os sacos de pão estamparão a bacia hidrográfica de Poços de Caldas...
04/04/2017 - Meio Ambiente - Projeto transforma terrenos abandonados
O Projeto Verde já recuperou vários terrenos que estavam abandonados no bairro. A paisagem do abandono foi trocada por flores, frutas e hortaliças, todas orgânicas...
15/03/2017 - Meio Ambiente - Vereadora quer organizar hortas comunitárias
Somente na zona Sul há quase 100 hortas feitas pelos moradores...
10/03/2017 - Meio Ambiente - Resíduos sólidos geram energia no interior de São Paulo
A usina de tratamento de resíduos sólidos de Piracicaba- SP aproveita 85% do material. Além de realizar a coleta seletiva, transforma o resíduo orgânico em combustível...
09/02/2017 - Meio Ambiente - Pela primeira vez Zona Sul tem um legitimo representante na Câmara Municipal de Poços.
Pedido de informação Sobre bota fora no Pq. Das Nações mostra empenho do Vereador....
06/12/2016 - Meio Ambiente - Meio ambiente direito e dever 3
3ª Matéria Poços de Caldas. Já podemos chama-la de a grande Poços de Caldas? Movimentação de terra...
05/12/2016 - Meio Ambiente - Meio ambiente direito e dever 2
2ª Matéria - Poços de Caldas. Já podemos chama-la de a grande Poços de Caldas?...
04/12/2016 - Meio Ambiente - Meio ambiente direito e dever 1
Poços de Caldas. Já podemos chama-la de a grande Poços de Caldas?...



Capa |  Informações Gerais  |  Coleta Seletiva  |  Educação Ambiental  |  Entretenimentos  |  Escolas  |  Espiritualidade  |  Meio Ambiente  |  Mudanças Climáticas  |  Parceiros  |  Política social
Busca em

  
50 Notícias