| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Poços Consciente
Desde: 18/11/2016      Publicadas: 53      Atualização: 19/05/2017

Capa |  Informações Gerais  |  Coleta Seletiva  |  Educação Ambiental  |  Entretenimentos  |  Escolas  |  Espiritualidade  |  Meio Ambiente  |  Mudanças Climáticas  |  Parceiros  |  Política social


 Meio Ambiente

  12/04/2017
  0 comentário(s)


Empresa mostra alternativa para tratar resíduos

Na empresa os profissionais de material reciclável ganham boas condições de trabalho

Empresa mostra alternativa para tratar resíduos

Desde 2014 os lixões estão proibidos no Brasil, a proibição segue uma necessidade ambiental e humana. Os lixões são inadequados para a destinação final dos produtos e as condições de trabalho nesses lugares são desumanas, Por tanto, pensa-se em uma maneira de tornar a profissão de catador mais profissionalizada e valorizada através de novas técnicas de tratamento dos resíduos. Um exemplo vem de uma cidade do Sul, onde uma empresa apresenta outro método de tratamento dos resíduos.

No sul, especificamente em Porto Alegre, a usina Lixo Limpo trabalha com uma maneira diferente. Na dinâmica a separação do lixo feita pelos próprios moradores não é necessária. Em um vídeo, a empresa explica o processo. O caminhão chega à empresa e é pesado, após isso, despeja todo o lixo em uma moega (um recipiente enorme), nesse local os sacos plásticos são rasgados pelas máquinas e enviados para a esteira.

Nesse processo, o trabalho do catador é diferenciado, ferramenta essencial para a separação adequada dos resíduos sólidos, os catadores são cooperados, e a empresa disponibiliza a estrutura, ou seja, a esteira, os equipamentos de proteção e os lugares para banho.  A usina ainda ajuda nos documentos da gestão da cooperativa que é feita por seus integrantes. “Ter um lugar limpo para se trabalhar, com dignidade e respeito são as primeiras necessidades de um trabalho. O profissional de material reciclável tem que ser valorizado como as outras profissões”, reforçou o secretário da Associação Recriando, Márcio Dias.

Nesta etapa ocorre a triagem do material, segundo o vídeo da empresa, a seleção desses materiais chega a ser quatro vezes maior que se fosse feita de outras maneiras e estima-se que a separação de resíduos recicláveis chegue a 50%. Depois da seleção manual o material ainda passa por uma esteira eletromagnética que atrai todo o metal, inclusive pilhas e baterias.

Depois desse processo, o material orgânico restante é direcionado para um triturador de componentes sólidos (pedaços de madeira ou casca de coco podem ser triturados). Posteriormente, esse material orgânico é encapsulado em uma grande bolsa, chamada de bag, em uma das ‘bocas’ desse bag é inserido o arranque para o biogás.

Essas bolsas são armazenadas em um depósito por no máximo três anos, onde as tubulações se interligam e bombas exaurem o biogás dos bags, que pode gerar energia.Para a utilização deste sistema alguns cuidados devem ser tomados, pois há o risco de corrosão devido a compostos presentes no gás, devendo ser realizadas manutenções regulares a fim de evitar este problema.” explica o engenheiro ambiental Diego Sardinha.

Além da extração do biogás, 35 % do material que fica nos bags é utilizado no próprio depósito e o restante é transformado em areia e fertilizante. Assim quase todo o resíduo é aproveitado, com exceção dos resíduos químico, industrial ou médicos que são encaminhados para outra destinação.

Tanto o líquido que sai da compactação quanto o que cai na moega (chorume) é direcionado para a estação de tratamento que existe na usina. A usina teve início em 2011. Além da alternativa de destinação final do lixo, a inclusão das melhorias de trabalho para os separadores de material reciclável é uma ação importante no tratamento dos resíduos no país.

  Autor:   Bruna Santine/ Foto- Divulgação


  Mais notícias da seção Meio Ambiente no caderno Meio Ambiente
26/04/2017 - Meio Ambiente - Revista divulga descoberta sobre larva que ingere sacolas plásticas
A traça-do-favo-de-mel foi condicionada em uma sacola plástica e em poucas horas o material foi ingerido...
17/04/2017 - Meio Ambiente - Catões de plástico reutilizados viram bijuteria e objetos de decoração
Os cartões podem ser transformados em pequenos vasos ...
10/04/2017 - Meio Ambiente - Os materiais não recicláveis
Por ainda não existir métodos que reciclem esse material umas das alternativas é diminuir o consumo ou preferir materiais recicláveis...
06/04/2017 - Meio Ambiente - Grupo quer apresentar a bacia hidrográfica de Poços em sacos de pão
Os sacos de pão estamparão a bacia hidrográfica de Poços de Caldas...
04/04/2017 - Meio Ambiente - Projeto transforma terrenos abandonados
O Projeto Verde já recuperou vários terrenos que estavam abandonados no bairro. A paisagem do abandono foi trocada por flores, frutas e hortaliças, todas orgânicas...
15/03/2017 - Meio Ambiente - Vereadora quer organizar hortas comunitárias
Somente na zona Sul há quase 100 hortas feitas pelos moradores...
10/03/2017 - Meio Ambiente - Resíduos sólidos geram energia no interior de São Paulo
A usina de tratamento de resíduos sólidos de Piracicaba- SP aproveita 85% do material. Além de realizar a coleta seletiva, transforma o resíduo orgânico em combustível...
09/02/2017 - Meio Ambiente - Pela primeira vez Zona Sul tem um legitimo representante na Câmara Municipal de Poços.
Pedido de informação Sobre bota fora no Pq. Das Nações mostra empenho do Vereador....
06/12/2016 - Meio Ambiente - Meio ambiente direito e dever 3
3ª Matéria Poços de Caldas. Já podemos chama-la de a grande Poços de Caldas? Movimentação de terra...
05/12/2016 - Meio Ambiente - Meio ambiente direito e dever 2
2ª Matéria - Poços de Caldas. Já podemos chama-la de a grande Poços de Caldas?...
04/12/2016 - Meio Ambiente - Meio ambiente direito e dever 1
Poços de Caldas. Já podemos chama-la de a grande Poços de Caldas?...



Capa |  Informações Gerais  |  Coleta Seletiva  |  Educação Ambiental  |  Entretenimentos  |  Escolas  |  Espiritualidade  |  Meio Ambiente  |  Mudanças Climáticas  |  Parceiros  |  Política social
Busca em

  
53 Notícias