| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Poços Consciente
Desde: 18/11/2016      Publicadas: 36      Atualização: 23/03/2017

Capa |  Informações Gerais  |  Coleta Seletiva  |  Educação Ambiental  |  Entretenimentos  |  Escolas  |  Espiritualidade  |  Meio Ambiente  |  Mudanças Climáticas  |  Parceiros  |  Política social


 Meio Ambiente
  15/03/2017
  0 comentário(s)


Vereadora quer organizar hortas comunitárias
Somente na zona Sul há quase 100 hortas feitas pelos moradores
Vereadora quer organizar hortas comunitárias

A vereadora Lígia Podestá (DEM) tem mostrado a sua preocupação com o meio ambiente. Além da participação no Fórum Municipal Lixo e Cidadania, e projetos na área escolar, a vereadora também quer ajudar a organizar as quase 100 hortas comunitárias espalhadas pela zona Sul da cidade.

Ela tem olhado muito pela zona Sul, principalmente em relação às hortas e espaços sem ocupação. Quanto às hortas, a vereadora questiona o prefeito sobre quais providências serão tomadas a respeito do antigo sacolão e a casa que abrigava o programa. O sacolão foi criado para auxiliar no destino dos produtos produzidos nas hortas. O que fosse produzido no terreno seria levado para esse sacolão, assim os produtos eram vendidos a custo menor para as famílias dos bairros mais próximos.

A vereadora quer melhorar a situação das hortas, principalmente esteticamente, que é uma reclamação frequente dos vizinhos do local. “O improviso aconteceu como parte do poder aquisitivo de cada um, a estrutura da horta é feita da maneira que eles conseguem, por isso queremos padronizar esses lugares para que possam ser bem vistos pela comunidade”, diz ela.

O pedido da vereadora é para a padronização dessas hortas, assim a prefeitura faria a cerca e a estrutura, além de ceder um lugar para depósito dos equipamentos e insumos utilizados pelos produtores.

Outra preocupação da vereadora é a organização desse pessoal. Em reunião com o secretário de Serviços Públicos Tiago Biagioni, ela reforçou a importância de recadastrar as pessoas que são responsáveis por esses espaços.

Somente na zona Sul estima-se que haja 100 hortas comunitárias espalhadas pelos bairros. Muitas conseguem atender a comunidade, seja através de doação ou a venda dos alimentos abaixo do custo. “As verduras são muito boas, é necessário organizar e dar valor ao trabalho dessas pessoas”, salienta Lígia.

Educação

Além do apoio a esses responsáveis pelas hortas comunitárias, Lígia, por ser professora, também procura difundir questões de meio ambiente aos alunos da rede pública, principalmente na Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto-  Caic, onde a vereadora é também coordenadora.

 Através de alguns planos, como o Plano Municipal de Juventude (PMJ) e o Mais Educação, muitas escolas já possuem hortas. “No Caic temos uma horta muito boa que abastece a creche. As pessoas do bairro também conseguem consumir as hortaliças da escola”, pontua a coordenadora.

Além da escola, o Complexo João Monteiro também possuía uma horta, que será novamente implantada. “No complexo, as próprias crianças irão cuidar da horta, queremos as crianças participando ativamente desse processo”, afirma Lígia.

Além da alimentação saudável através das hortas, as crianças aprendem o valor da terra, o caminho dos alimentos que elas comem, o trabalho em grupo, além de ter a satisfação em levar para casa o resultado de um trabalho. “São valores que se perderam na vida moderna, a maioria não tem mais contato com a natureza, ficam só vendo televisão”, explica Lígia.

Em Poços há muitas áreas verdes que precisam ser monitoradas, muitas são utilizadas para depósitos de materiais, as hortas seriam uma alternativa sustentável para a ocupação desses locais. “O nosso futuro depende do nosso meio ambiente e todos nós precisamos estar atentos a essas alternativas”, fala a vereadora naturalmente preocupada com o meio ambiente.

Fórum Municipal Lixo e Cidadania

A vereadora recebeu o convite para participar do Fórum Municipal Lixo e Cidadania que discute soluções para a gestão de resíduos sólidos na cidade. Para ela, a participação é uma maneira de entender o assunto e discutir problemáticas. “Enquanto vereadora, professora e cidadã quero ajudar as pessoas que estão preocupadas com o meio ambiente, participar do Fórum é um meio para isso”, diz ela.

Na primeira participação da vereadora no Fórum ela confessou que não sabia como destinava o material reciclável da escola. “Estávamos com um grande volume de material como apostilas e eletrônicos, através do Fórum conheci pessoas que são especializadas no recolhimento e meu problema foi resolvido na semana seguinte”.

No Fórum a vereadora pode conhecer o trabalho das cooperativas. “A escola atende 1200 alunos, é um local que envolve muitas famílias e assim podemos passar a informação a muitas pessoas”, comemora a vereadora.

Além de todo esse trabalho, a vereadora também apoia a revisão da Lei Municipal de Resíduos Sólidos. “O lixão é uma preocupação de todos, tenho esperança que nessa administração vamos conseguir resolver isso”, finaliza ela.




  Mais notícias da seção Meio Ambiente no caderno Meio Ambiente
10/03/2017 - Meio Ambiente - Resíduos sólidos geram energia no interior de São Paulo
A usina de tratamento de resíduos sólidos de Piracicaba- SP aproveita 85% do material. Além de realizar a coleta seletiva, transforma o resíduo orgânico em combustível...
09/02/2017 - Meio Ambiente - Pela primeira vez Zona Sul tem um legitimo representante na Câmara Municipal de Poços.
Pedido de informação Sobre bota fora no Pq. Das Nações mostra empenho do Vereador....
06/12/2016 - Meio Ambiente - Meio ambiente direito e dever 3
3ª Matéria Poços de Caldas. Já podemos chama-la de a grande Poços de Caldas? Movimentação de terra...
05/12/2016 - Meio Ambiente - Meio ambiente direito e dever 2
2ª Matéria - Poços de Caldas. Já podemos chama-la de a grande Poços de Caldas?...
04/12/2016 - Meio Ambiente - Meio ambiente direito e dever 1
Poços de Caldas. Já podemos chama-la de a grande Poços de Caldas?...



Capa |  Informações Gerais  |  Coleta Seletiva  |  Educação Ambiental  |  Entretenimentos  |  Escolas  |  Espiritualidade  |  Meio Ambiente  |  Mudanças Climáticas  |  Parceiros  |  Política social
Busca em

  
36 Notícias